Negociações Salariais
COPASA REFORÇA GARANTIA DE DATA BASE E PREVÊ PROPOSTA NA PRÓXIMA SEMANA

A Copasa voltou a ressaltar na reunião de hoje com os sindicatos a GARANTIA DA DATA-BASE da categoria em 1º de maio, o que permite não apenas a retroatividade dos impactos do acordo coletivo, como também que possamos discutir com rigor e responsabilidade os termos do documento que resguarde os direitos dos trabalhadores.

A da Comissão da Empresa recebeu instrução da nova direção da Copasa para garantir apenas os benefícios, tais como auxílio-creche, tíquete alimentação e refeição, auxílio educação e outros, não mencionando reajuste salarial e demais itens econômicos.

Informou também que a direção da empresa fez longas reuniões para se inteirar de todos os direitos estabelecidos nos acordos anteriores, recebendo estudos de impacto de todos eles, para subsidiar uma proposta a ser apresentada aos Sindicatos.

comissaoA comissão de negociações dos trabalhadores lembrou vários pontos do acordo coletivo de 2018 que não foram cumpridos e pendências existentes que deveriam ser rediscutidas, evitando-se demandas judiciais para defender direitos que vem sendo descumpridos, como acontece na discussão judicial das escalas de plantão, cortes de direitos como adicional de insalubridade para operadores e adicional de periculosidade de motociclistas, após a implantação dos triciclos.

A empresa informou que oficializaria uma proposta por ofício na próxima semana, mas o sindicato cobrou que haja uma reunião com a comissão representativa de trabalhadores no ato de recebimento e discussão de qualquer proposta.

Ao final da reunião, no entanto, fomos surpreendidos com uma informação da comissão patronal de que a empresa estaria fazendo estudos sobre mudanças na PL linear e ainda de não reeditar cláusula de não demissão.

A direção do SINDÁGUA manifestou sua pronta manifestação de reprovação a estas supostas ameaças a direitos que foram conquistados, como a PL linear, depois de nove dias de greve, e da não demissão, que mantém o equilíbrio e tranquilidade dos trabalhadores para exercerem suas funções com responsabilidade e desempenho que alavancam os resultados da empresa.

Na próxima semana, tão logo tenhamos a proposta oficial da empresa, comunicaremos imediatamente à categoria, para que os trabalhadores deliberem seu posicionamento.

reuniao reuniao