Negociações
AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO
DO ACORDO DE 2019 SERÁ NA
PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) agendou para a próxima terça-feira (23 de novembro), às 14h30, a audiência de tentativa de conciliação solicitada pela Copasa, visando o Acordo Coletivo de Trabalho de 2019, a ser realizada por videoconferência. O SINDÁGUA, sempre aberto ao diálogo, acolheu o pedido de mediação do TRT e espera que seja apresentada uma proposta conciliatória que respeite os direitos dos trabalhadores e se estenda aos ACTs de 2020 e 2021.

As negociações estão emperradas desde 2019 devido à intransigência e inflexibilidade da direção da empresa, que insiste em mudar a cláusula de garantia de emprego e acabar com a PL Linear, direitos conquistados pela categoria através d0e negociações e firmados em acordos assinados pelas partes.

O Sindicato participa desta audiência com a expectativa de que realmente represente a continuidade do processo de negociação, de forma transparente e responsável, para compatibilizar os interesses da empresa e da categoria, que vêm enfrentando sérias dificuldades, com salários sem reajustes e acumulando grande perda salarial, situação agravada ainda mais com escalada inflacionária no país.

A direção da empresa vem adotando postura inflexível desde o início das negociações, quando Ingressou com pedido de dissídio coletivo, sob a falsa alegação de “greve” da categoria. O dissídio foi julgado improcedente pelo TRT, mas a empresa desrespeitou a Justiça e não acatou as seguidas sentenças judiciais favoráveis aos trabalhadores.

Agora, com a mediação do TRT, esperamos a retomada do diálogo para chegarmos a um acordo que acabe com as injustiças e normalize as relações trabalhistas na Copasa.

Sindicato dos Trabalhadores nas
Indústrias de Purificação e Distribuição